Sem pausa para respirar, parte da “caravana” das naked-bikes, saiu da meteo indecisa do Estoril, para ir buscar o frio do difícil, mas magnifico circuito de Motorland de Aragón, para ir decidir os vencedores da Tuonocup, Zcup e das gerais TNB 1 e 2, num fim-de-semana cheio de “histórias” agora enquadradas na última ronda do CIV – Campeonato Interautonómico de Velocidad.

Dos dois empatados na luta para “vice” da S1000R Cup, só Marco Perez #49 marcou presença, a par de Nuno Farias #21, dando-lhe, à priori, vantagem sobre Ricardo Almeida #31 na defesa do posto de delfim do vencedor Duarte Amaral #10. Mas a teoria nem sempre corresponde à realidade, para além das ausências determinarem logo uma pontuação inferior à normal, aliviando a tarefa de Almeida para a última ronda em Portimão.

Na Tuonocup, o claro favorito era Pável Bogdanov #7 que só a matemática não tinha entregue já a vitória no Estoril, pois os 84 pontos de vantagem sobre Paulo Vicente #62, dos remanescentes 100 pontos possíveis, a par do domínio avassalador que tem exercido nesta época, ditavam-no como claro favorito. Não só na Tuoncup, como na geral TNB1, a que reúne as motos com mais de 140cv construtor, pois só foi batido em duas ocasiões de entre as 14 corridas feitas até esta ronda. É obra!

Ainda na Tuonocup, e para “atrapalhar” as contas dos lugares seguintes, onde a par de Vicente, pontuavam Miguel Sousa #5 e Anselmo Vilardebó #12, Jerome Loger #38 somou-se ao grupo, tal como já tinha feito na ronda de Jerez, prometendo idêntica performance.

Na Zcup, o líder, Ricardo Pires #14 com 54 pontos de avanço sobre 100 possíveis, contava só com a oposição de Francisco “Paco” Agut #76, com o ausente Marcos Leal #73 a entregar assim a vitória, à priori, a Pires. Nesta ronda, Pires e Agut, enfrentavam as StreetTriple de Frédèric “Fred” Bottoglieri #11 e de Romain Berton #83, para a geral TNB2, cuja discussão para a vitória desta geral, tinha como claro favorito, e líder, Fred, pois este ao registar 100% de vitórias nas 12 das 14 participações que fez, inicialmente numa Z900 e agora de StreetTriple 765, apresentava um domínio semelhante ao de Pável na TNB1.

Com os TNB – Troféus de Naked-Bikes, a estarem abaixo do limite mínimo que o circuito determina para grelhas próprias, a que se somava o menor período de sol, característico desta altura do ano, o CIV optou por juntar os TNB às Clássicas do CIV, que reúnem motos com características semelhantes “às nossas TLC” e outras verdadeiramente clássicas, somando assim 60 motos que tiveram de ser divididas em 3 grupos, tanto para a Qualificação como para as Corridas.

Nas duas sessões de treinos cronometrados e na corrida de Sábado, os TNB juntaram-se a um grupo de Clássicas e no Domingo a outro, detalhe que teve o seu impacto nas corridas deste fim-de-semana, como iremos ver.

A somar a este “detalhe”, esteve o vento frio vindo dos pirénios, obrigando a temperaturas pouco habituais para os TNB, com alguns a acrescentarem o desconhecimento do circuito, como era o caso de Berton, Pires e Sousa. Bravos!!

As 3 sessões de treinos livres de sexta-feira, correram sob forte e gelado vento, mas tal não impediu todos de se lançaram “à procura” do circuito, que obriga a linhas muito apuradas para se ser rápido.

Mas vamos ao que interessa!

Treinos Cronometrados

Tendo por referência o melhor tempo das Zs “portuguesas” registado em 2019 por Vicente (2:08,042), a primeira sessão aconteceu na fria alvorada de sábado, às 8:30, felizmente com o dia pouco nublado, com o vento a abrandar e o asfalto lá a subir aos 11ºC, o objectivo geral era garantir um tempo que qualificasse para a corrida, “entender” os pilotos das Clássicas e evitar riscos. Nestas condições, Vilardebó e Farias optaram por “saltar” estas sessão e resguardarem-se para a seguinte que, ao ser por volta do meio-dia, prometia melhores condições. Farias juntava essa preocupação ao cuidado de proteger a sua mão, ainda a sofrer da queda sofrida no Estoril, na ronda 4 dos TNB.

Com 20 motos em pista, esta sessão ditou logo a superioridade das Nakeds sobre as Clássicas, com Bogdanov a ser o melhor, logo seguido pela surpreendente StreetTriple de Bottoglieri e com os estreantes a demonstrarem rápida adaptação ao circuito. Muito bom!

Mas foi a sessão seguinte que ditou a grelha final para a corrida 1, com a Tuono de Bogdanov a obter a pole, mas com os estreantes Sousa e Berton a surpreenderem tudo e todos, ao levarem, um a sua Tuono ao segundo lugar, e o outro a sua StreetTriple ao terceiro lugar! Fantástico! A StreetTriple de Bottoglieri e a Tuono de Vicente partilhavam a linha seguinte com a mais rápida das Clássicas, ficando as Tuono de Loger e Vilardebó a “ensandwichar” a segunda clássica, na linha seguinte. Duas linhas abaixo, Farias situava a melhor S1000R “perdido” entre tantas clássicas, com Perez a superar a Z de Pires no fecho da linha seguinte, e a Z de Agut a fechar a outra linha, a sétima, para um total de 45 motos!

Corrida 1

Com a corrida limitada a 9 voltas, mas com o dia a melhorar e o asfalto a subir aos 25ºC, ficámos sem Farias que optou por desistir do fim-de-semana, pois a lesão na mão gritou mais alto que a vontade de fazer as corridas, mas também sem “Paco” Agut que um problema técnico na warm-up lap o obrigou a recolher às boxes.

Apagados os semáforos, é a Tuono de Bogdanov quem faz o holeshot, imediatamente seguido pela Tuono de Vicente, que sobe de 5º para 2º, com as StreetTriples de Berton e Bottoglieri logo ali!! Fantástico!

Bottoglieri supera Berton para terceiro da geral, ainda antes de completar a primeira volta, seguido pelas Tuono de Loger e Sousa, como uma clássica a separar a Tuono de Vilardebó e outras 3 clássicas a separar este da Z de Pires que surgia na frente da S1000R de Perez.

Na volta seguinte, Vicente supera Bogdanov e sobe a primeiro, neste particular entre Tuonos, mas Bogdanov recupera a posição na volta seguinte e vence a corrida sem mais discussão, registando um novo recorde dos TNB1 neste circuito ao marcar 2:04,752 antes da bandeira vermelha interromper a corrida!

Entretanto, as Tuonos de Loger e Sousa superam a StreetTriple de Berton na segunda volta, com a Tuono de Vilardebó a ser superada por 3 clássicas entre a volta 2 e 3. Vários grupos animam a corrida!

Com a Tuono de Bogdanov lá na frente, seguido pela de Vicente, pela StreetTriple de Bottoglieri, as Tuonos de Loger e Sousa, a StreetTriple de Berton, 4 clássicas a separar a Tuono de Vilardebó e a S1000R de Perez, eis que à sétima volta, uma dessas 4 clássicas parte o motor, inunda de óleo a saída do “saca-rolhas” e apanha desprevenidos Vilardebó e Perez que vão “ao tapete” sem saberem porquê, assim como mais umas quantas clássicas, sendo a corrida imediatamente interrompida e dada por concluída.

Felizmente, tanto Vilardebó como Perez, saem ilesos e com as motos capazes de serem recuperadas para a corrida do dia seguinte. Ufa!! O programa é de tal modo alterado, que o pódio das “nákedbiques” é reportado para o dia seguinte, e a corrida 2 é alterada para incorporar as outras clássicas, cuja corrida não foi possível de realizar por já não ser de dia.  Os TNB veem-se assim reunidos com um grupo de clássicas mais lento e, a pedido do organizador dos TNB, a corrida é reduzida das 10 voltas previstas para 8, por forma a limitar as dobragens aos mais lentos das clássicas que, nos treinos cronometrados, rodaram 40s mais devagar!

Corrida 2

Apesar do sol brilhar forte neste Domingo, a corrida ao ser realizada às 10:40, apresentava condições de temperatura semelhantes aos da corrida anterior. A grelha de partida foi refeita com o novo grupo de clássicas e, já com as motos de Vilardebó e Perez recuperadas e re-controladas tecnicamente, assim como com o problema técnico na Z de Agut resolvido, o grupo de 30 motos fez-se à grelha para a última corrida do fim-de-semana, com Bogdanov a ir com os mesmos pneus da corrida anterior.

Apagados os semáforos, a Tuono de Bogdanov volta a fazer o holeshot partindo da pole, mas logo seguido das StreetTriple de Bottoglieri e Berton, com os restantes a superarem (mais ou menos) o mar de clássicas!  A corrida promete!!

A Tuono de Vicente supera a StreetTriple de Berton ainda na primeira volta e posiciona-se em terceiro para assistir ao duelo para a vitória, entre a StreetTriple de Bottoglieri e a Tuono de Bogdanov! Bottoglieri fecha a primeira volta na liderança, mas é passado por Bogdanov na segunda volta. Bottoglieri cola-se a este e seguem assim 4 voltas até começarem as dobragens aos atrasados, a 3 voltas do fim.

Nesta lotaria, a StreetTriple de Bottoglieri é claramente mais forte, sobe à cabeça da corrida, imprime um ritmo forte e vence a corrida à geral, superando a Tuono de Bogdanov apesar deste se esforçar no final das 8 voltas.

Pela primeira vez, uma TNB2 vence à geral, faz-se história e mostra-se que mais potencia nem sempre faz toda a diferença! As nakeds preenchem todo o top 10, com a StreetTriple de Berton a conseguir o quarto lugar, atrás da Tuono de Vicente, seguido pelas Tuonos de Loger e Sousa, a recuperada S1000R de Perez vence o duelo com a Z de Pires para a sétima posição, com a recuperada Tuono de Vilardebó a fazer o mesmo no duelo com a Z de Agut, para a nona posição.

Foi mais um fim-de-semana cheio de histórias, um pouco atribulado, algo gelado, mas num ambiente fantástico como é o que se vive na última ronda do CIV onde até uma banda ao vivo tocou para gáudio do paddock!

Terminada esta oitava e penúltima ronda da época, os participantes dos 3 troféus (S1000R Cup, Tuono Cup e Z Cup) e “outras naked”, seguem dentro de quinze dias para a última ronda desta época, regressando a Portugale ao fantástico circuito de Portimão, no fim-de-semana de 19 e 20 de Novembro, onde se esperam novidades e uma boa festa. Nas contas dos troféus, depois da ronda 8, onde a Tuono de Loger não pontuou por não ter os pneus regulamentares, temos:

Fotos de Vic Schwantz Barros e Negami DF

TNB 8

Podiums

S1000R Cup

Este artigo foi publicado igualmente em https://tuonocup.pt/2022-tnb8 e https://zcup.pt/2022-tnb8