A pré-época foi prometendo várias novidades nos Troféus de Naked Bikes, vulgo TNB, e o arranque da época não desiludiu!

Uma meteo clemente, mas com o característico vento do Estoril a soprar forte no Domingo, recebeu a caravana dos TNB que por pouco não foi a categoria do CNV mais participada neste fim-de-semana, pois a ausência da Tuono #12 de Anselmo Vilardebó e da S1000R #21 de Nuno Farias fizeram-se notar.

De entre as várias novidades, de realçar o novo colorido que as Street Triple 765 trouxeram ao paddock pela mão dos franceses com a ajuda da Triumph Portugal e que na pista foram surpreendentes com os Dunlop KR, outra das novidades dos TNB para esta época que abandonam a utilização obrigatória dos Dunlop D212 Slick (exclusivo dos TNB). Outra das novidades foi o fim da ZCUP depois de 7 épocas consecutivas, apesar das Z900 continuarem a correr e até estrearem um novo piloto na modalidade (#40 Daniel Coelho vindo do Todo-o-Terreno). A estas estreias, juntou-se a S1000R #54 de João Curva que migra da TLC para a S1000R Cup, a GSX1000 #14 de Ricardo Pires e a M1000R #62 de Paulo Vicente a que se junta o novo formato onde aos pódios das gerais TNB1 e TNB2 se juntam aos pódios dos troféus activos (para já S1000R Cup e Tuono Cup enquanto se aguarda que a Triple Cup se concretize), sendo estes realizados nas boxes.

Com todas estas estreias, as expectativas para esta ronda de abertura eram muitas que as histórias do fim-de-semana confirmaram!

Mas vamos ao que interessa!

Treinos Cronometrados

Sem surpresas, a S1000R de Duarte Amaral #10 consegue a primeira pole da época e, para já, o único registo no segundo 48. Mas este é logo seguido de outra S1000R, a do estreante João Curva #54 que mostra ao que vem! Incrivelmente, a ST765 de Bottoglieri supera a S1000R de Ricardo Almeida #31 mostrando que as TNB2 se podem bater com as TNB1!! Muito bom! A Tuono de Luis Franco #22 supera a “BM” de Paulo Vicente #62, apesar das asas e desta ter um “M” em vez de um “S”.

A TNB seguinte a ST764 de Romain Bérton #83, que aparece atrás das duas TLC mais rápidas, conseguindo superar a Tuono de Miguel Sousa #5 (!). Outras duas TLCs separam as 6 TNBs seguintes: a ST765 de Cyril Schertenleib #74, seguida da GSX1000 de Ricardo Pires #14 (ainda em desenvolvimento), a S1000R de “nuestro hermano” Marco Perez #49, a Z do estreante Daniel Coelho #40 que supera a Z de Marcos Leal #73 (!) deixando estes a Tuono de Miranda Reis #88 ainda lesionado, com a S1000R de Luis Metello #6 a fechar a grelha dos TNB, superando a última TLC. Diversidade foi o que não faltou na maior grelha do fim-de-semana, superando inclusive a grelha dos espanhóis da Copa Dunlop RR que nos visitaram nesta ronda.

Corrida 1

Com os 21 pilotos alinhados na grelha de partida os semáforos apagam-se e é a S1000R de Almeida quem faz o holeshot vindo de 4º na frente de Vicente, este vindo de 6º, logo seguido dos protagonistas da linha da frente!  A corrida promete!!

Almeida lidera a primeira volta com os 4 primeiros separados por 7 décimas (!!) onde o 4º é a surpreendente ST765 de Bottoglieri que supera a S1000R de Curva e as Tuono de Franco e de Sousa! Mais atrás a Tuono de Reis faz uma primeira volta daquelas e sobre de 18º para 10º chegando-se à ST765 de Bérton!

Na volta seguinte, Vicente faz valer o M da sua naked BMW e sob à liderança da corrida, seguido de Amaral a menos de 1 décima!!  A S1000R de Curva supera a ST765 de Bottoglieri para a 4ª posição, com as Tuono de Franco e de Sousa a trocarem de posição na luta para o 6º lugar! A Tuono de Reis ascende ao 9º lugar com a ST765 de Bérton a descer para 11º, seguido pela GSX1000 de Pires e da outra ST765 de Schertenleib!

Na volta 3, a S1000R de Amaral sob à liderança por troca com a “M” de Vicente, cavando estes um pequeno fosso para o trio seguinte (Almeida, Bottoglieri e Curva), deixando mais atrás as Tuono de Sousa e de Franco entretidos com a melhor TLC, a do outro Amaral. Entretanto, a Tuono de Reis começa a descer na classificação, sendo superada pela ST765 de Bérton, deixando mais atrás a S1000R de Perez ensanduichada entre as Zs do rookie Coelho e o nada-rookie Leal.

Na volta 5, lá na frente tudo na mesma, mas a S1000R de Curva ascende ao 3º lugar por troca com a de Almeida, com a ST785 de Bottoglieri logo ali! Mais atrás, o Amaral da TLC começa a apertar com as Tuono de Sousa e de Franco, com a ST765 de Bérton em luta com outras TLC.

Na volta 6, a S1000R de Curva sobe a 2º e cola-se à outra de Amaral e, na luta para o 4º lugar, a ST765 de Bottoglieri supera a S1000R de Almeida, com a animação nos lugares abaixo, ao rubro!

Na volta seguinte, enquanto lá na frente nada muda, a Tuono de Franco decide agarrar o 6º lugar na frente da Tuono de Sousa e da TLc de Amaral.

Na volta 8 começam as dobragens com os 4 primeiros a dobrarem a última TLC.

Na penúltima volta, a S1000R de Amaral sobe à liderança por troca com a de Curva que o segue coladinho, mas que consegue voltar à liderança na derradeira e última volta, conseguindo assim Curva estrear-se na categoria e no troféu com a vitória!! Muito bom!!

Nessa volta, a penúltima, Bottoglieri ascende a 3º da geral por troca com Vicente conseguindo a surpresa do dia e registando um novo recorde no Estoril para a sub-categoria TNB2 ao fazer 1:47,402 !! É obra!!

Atrás de Vicente, termina a S1000R de Almeida, as Tuonos de Franco e de Sousa. A ST765 de Bérton surge em 11º entre a maioria das TLCs, superando as TNBs de Pires, Schertenleib, Perez, Leal, Metello e Reis cuja lesão não perdoou.

O pódio TNB1 vê assim só BMWs e o pódio TNB2, só Triumphs o que foi claramente outra estreia!  Muito bom!

Corrida 2

Depois de um excelente convívio no paddock, como é norma nos TNB, animados com a performance do “nosso” MO88 no MotoGP, alguns aproveitaram e frio e ventoso warm-up de Domingo para afinar mais qualquer coisa.

Apesar do sol, o vento soprava forte e frio para a 1ª corrida do dia e segunda dos TNB, e apagados os semáforos, é a ST765 de Bottoglieri que faz o holeshot (!), seguido pelos mesmos 4 furiosos, mas no final da primeira volta, a S1000R de Amaral já lidera a corrida!  Amaral tem uma espinha encravada e quer desencravá-la nesta corrida, mas o azar leva-o ao abandono na volta seguinte, deixando o quarteto com a ST765 de Bottoglieri, as S1000R de Almeida e de Curva e a M1000R de Vicente, entretidos entre si.

A S1000R de Curva ascende à liderança da corrida na volta 3 para nunca a mais largar e vencer assim, pela 2ª vez consecutiva, a geral TNB/TLC, a geral TNB1 e a S1000R Cup. Excelente estreia!!

Bottoglieri consegue levar a sua ST765 a 2º (!) da geral TNB/TLC, repete o 1º lugar da geral TNB2, superando a “M” de Vicente que, entretanto, tinha superado a S1000R de Almeida.

Vicente consegue também um novo recorde de velocidade máxima para uma naked-bike ao registar 290,7 Kmh!  Nas TNB2, é a velocidade da Z do estreante Coelho que surpreende ao fazer 269,3 Kmh batendo todas as outras, sejam estas ST765 (melhor 266,1) ou Z900. Estas nakeds despacham bem!!

De entre as Tuonos, Sousa supera Franco com Reis a acusar a lesão e o esforço do fim-de-semana.

Coelho com a sua Z teve um lindo duelo com a ST765 de Schertenleib para o 3º da geral TNB2, e 13º da geral combinada, mas na volta 5 somou o 2º DNF do dia de entre os TNB, para grande frustração do piloto.  De qualquer forma, o mote está dado e esta Z com o dorsal #40 não vai ficar por aqui!

Pires já percebeu que a GSX tem potencial e conta tê-la já mais evoluída na próxima ronda, enquanto nas ST765, Bérton e Schertenleib têm um desafio para resolver na próxima ronda. Perez e Metello disfrutaram do fim-de-semana com as suas S1000R e esperam subir na geral nas próximas rondas agora que a época começa a aquecer.

Em linha com as épocas anteriores, foi um início de época fantástico, um fim-de-semana cheio de histórias, com novos protagonistas e novos recordes conseguidos!

A próxima ronda dos Troféus de Naked Bikes acontece no fim-de-semana de 19 a 21 de Maio, no famoso circuito de Jerez, aqui “mesmo” ao lado. Depois desta primeira ronda, ficámos com as seguintes classificações:

Fotos de Vic Schwantz Barros

TNB 1

Podiums / Celebrações

S1000R Cup

Este artigo foi publicado igualmente em https://tuonocup.pt/2023-tnb1