Depois da ronda em Jerez con el Andaluz de Velocidad, a caravana dos Troféus de Naked Bikes regressou ao Estoril e ao CNV Moto, para a sua terceira ronda desta época tendo superado várias expectativas!
Com um tempo fantástico para a modalidade, os TNB não desiludiram ao apresentar a categoria mais participada do CNV celebrando o regresso da Tuono #88 de António Reis e da S1000R #10 de Duarte Amaral, ambos já (quase) recuperados das suas lesões, somando assim 17 presenças. De realçar também que, em conjunto com a TLC com quem reparte a pista, conseguiram a maior grelha do fim-de-semana ao juntar 23 motos!!
A grande novidade nesta ronda foi o teste em pista da primeira moto que irá dar corpo à futura classe TNB3, mas também a um novo troféu. A moto não passou despercebida nas idas à pista onde se pretendia verificar opções técnicas concebidas pelo promotor e desenvolvidas pela IXIL, pela Techno Carbone, pela EMC e pela FMB Racing. Outro dos objectivos era validar o modelo de pneus sugerido pela Dunlop e o enquadramento futuro desta classe no CNV. Para tal, foi convidado o piloto Bruno Salreta que nesta época faz o nacional de Supermoto. Este cumpriu perfeitamente com as expectativas do promotor, da FMP, do MCE, da Dunlop e, naturalmente, da Honda Portugal, sem o apoio dos quais este teste não poderia ter sido possível. Os desenvolvimentos sobre este tema ficam para mais adiante, pois este “segredo” brevemente deixará de o ser. Voltando ao que interessa, as expectativas para esta ronda eram várias, nomeadamente sobre o vencedor à geral, nas classes e nos troféus que as animadas corridas do fim-de-semana responderam!
Treinos Cronometrados
João Curva #54, cada vez mais à vontade com a BMW S1000R, elevou a fasquia para 1:48,109 conseguindo a sua primeira pole-position da época tendo sido acompanhado no segundo 48 somente pelas S1000R de Amaral e Ricardo Almeida #31. O clube da linha da frente só admitiu BMW’s e pilotos capazes de rodar em 48!
Logo a seguir, a abrir o segundo 49, fica a primeira TNB2, a Triumph Street Triple 765 de Frédèric Bottoglieri #11 que continua a surpreender tudo e todos com os seus 765cc e 130cv. Incrível! No grupo do segundo 49 só coube a Aprilia Tuono 1100V4 de Luis Franco #22, seguida da também Tuono de Miguel Sousa #5, que abriu o grupo do segundo 50.
Atrás da melhor TLC, a do “outro” Amaral, fica a Suzuki GSX 1000 de Ricardo Pires #14 em franca evolução e a bater o seu recorde pessoal ao registar 1:50,919, logo seguida (por 63 milésimas de segundo) pela segunda melhor ST765, a do francês Romain Bérton #83 que bateu também o seu recorde pessoal ao registar 1:50,982.
A M1000R de Paulo Vicente abre o grupo do segundo 51 a que se junta a TLC de Raul Felgueiras e de André Capitão, com este a abrir o segundo 52. Neste segundo, fica a Kawasaki Z900 de Daniel Coelho com 1:52,179 que bate também o seu recorde pessoal, seguida pela S1000R de Nuno Farias #21. A ST765 de Cyrille Schertenleib #74 fecha a linha da grelha e abre o segundo 53 onde entra a Z900 de Marcos Leal #73 abrindo a linha seguinte. A S1000R de Marco Perez #49 acompanha-o na linha assim como a Tuono de Reis que abre o segundo 54. A Tuono de Anselmo Vilardebó #12 fecha a sétima linha e a S1000R de Luis Metello #6 abre a linha seguinte na frente da TLC de Fernando Mercier.
Corrida 1
Com os 23 pilotos alinhados na grelha de partida os semáforos apagam-se e é a S1000R de Almeida quem faz o holeshot na frente das S1000R de Amaral e Curva, alterando a ordem da linha da frente! A corrida promete!!
Na passagem da linha de meta da primeira volta, Amaral passa Almeida levando atrás de si Curva, num duelo entre BM’s pois a Aprilia de Sousa, apesar do excelente arranque, perde já 2s para os da frente!! Curva passa entretanto Amaral na volta seguinte, iniciando um duelo entre estes dois que irá durar até ao final, com repetidas trocas de posição, elevando os dois o ritmo ao segundo 48, depois ao segundo 47, com Curva a conseguir mesmo registar 1:46,927 na última volta, vencer a corrida por 11 milésimas de segundo (!!) sobre Amaral e registar o novo recorde dos TNB no Estoril, batendo por 0,117s o anterior que era da Tuono de Pavel Bogdanov, colocando as naked-bikes no segundo 46 pela primeira vez!! Muito bom! A corrida prometeu e cumpriu!!
A S1000R de Almeida ao rodar no segundo 49/50 perde os companheiros da linha da frente e ainda vê a melhor TNB2, a ST765 de Bottoglieri, passá-lo na volta 4 e depois a Tuono de Franco na volta 8, mas conseguindo aguentar o último lugar do pódio da S1000R Cup. Bottoglieri faz a corrida num ritmo endiabrado (49/48) mas a penalização de uma dupla long-lap por falsa partida parcialmente executada, originou a penalização adicional de 6s, fazendo-o baixar a 5º da geral, mas assegurando na mesma a vitória na classe, tal era o seu avanço sobre a também ST765 de Bérton.
A Tuono de Franco herda assim o terceiro lugar da geral, mas o mérito do P3 nos TNB1 foi sem mácula, pois foi construído ao longo da corrida onde rodou consistentemente no segundo 50/49 baixo. A fechar o pódio das TNB2, fica a ST765 RS de Schertenleib que termina a corrida no 12º lugar da geral, apesar de bater o seu recorde pessoal ao registar 1:51,132. Está tudo muito rápido!
Enquanto a Tuono de Sousa terminava em 6º da geral, depois de ter sido passado pela de Franco, a M1000R de Vicente, ao rodar no segundo 51, manteve um duelo com a melhor TLC, a de Rodrigo Amaral, conseguindo chegar na frente desta por somente 2 décimas de segundo!
A GSX de Pires termina a seguir, em 8º da geral, depois de um animado duelo com a ST765 de Bérton e a S1000R de Farias. A Z900 de Leal andou toda a corrida em duelo com a outra Z, a de Coelho, até este cair na curva 1 à oitava volta, conseguindo, no entanto ainda regressar à corrida e classificar-se na frente das últimas TLCs. O rookie da TNB2 é resiliente!!
A S1000R de Perez consegue vencer o duelo com a TLC de Márcio Silva e a Tuono de Reis, com este a bater o seu recorde pessoal ao registar 1:53,538 ainda a recuperar da lesão. Muito bom!! A Tuono de Vilardebó e a S1000R de Metello rodaram no seu ritmo, acima do segundo 55, fechando a classificação das TNB1 na frente da última TNB2, a de Coelho. O pódio TNB1 vê assim duas BMWs acompanhadas de uma Aprilia, e o pódio TNB2 tem o pleno da Triumph pela terceira vez nesta época! Muito bom!
Corrida 2
Animados com a performance do “nosso” MO88 no MotoGP, alguns aproveitaram o warm-up de Domingo para afinar mais qualquer coisa, mas foi a desistência da Tuono de Sousa por temas pessoais que surpreendeu o colectivo e obrigou a refazer a grelha a partir da sexta posição.
Apagados os semáforos, é outra vez a S1000R de Almeida quem faz o holeshot, seguido desta vez pelas de Curva e Amaral e pela ST765 de Bottoglieri! Mas no final da primeira volta, a S1000R de Curva já lidera a corrida e com já quase 1s sobre os outros dois! Amaral desperta na volta seguinte, sobe o ritmo para o segundo 47 e na volta 3, já está na liderança da corrida! A rodar sempre em 47 mas com Curva sempre ali, aguenta esta liderança até à penúltima volta, mas vê Curva ultrapassá-lo na última volta, repetindo este a vitória outra vez pela margina mínima! Grande corrida!
A S1000R de Almeida não consegue seguir os da frente, apesar de rodar no forte ritmo do segundo 49 e ainda tem de ceder o lugar ao invariável vencedor da TNB2, Bottoglieri, que ao rodar abaixo do segundo 49 com a sua ST765, assegura o 3º lugar à geral! Almeida ainda vê a M1000R de Vicente aproximar-se no final da corrida, mas este teve de se preocupar com a Tuono de Franco que, depois de passar a ST765 de Bérton à sexta volta, aperta o ritmo, chega ao segundo 48, mas já não consegue superar Vicente por exactamente 0,1s!
Bérton, na peugada de Franco, consegue bater o seu recorde pessoal ao rodar em 1:49,571 mas, no final da corrida é penalizado com 36s por não cumprir a dupla long-lap atribuída pela ligeira falsa partida e ao ignorar o drive-through consequente, relegando-o assim para 16º da geral apesar de cortar a meta em 7º da geral, entregando o habitual 2º lugar na TNB2 ao rookie Coelho com a sua Z900! Este, arrancou motivado para esquecer o azar da corrida 1, aplicou-se, andou em batalha com a Z900 de Leal durante toda a corrida, mas na última volta mete o “turbo”, bate o seu recorde pessoal (agora em 1:51,939) e supera a ST765 RS de Schertenleib por 0,084 que por sua vez, aspirado pela Z de Coelho, superou Leal também nesta última volta!! Muito bom!
Atrás da TLC de Felgueiras, na luta pela nona posição da geral, a S1000R de Farias segue atrás da GSX1000 de Pires sempre no mesmo ritmo até à última volta, onde Farias decide, também ele, ficar com a posição, para frustração de Pires. Logo atrás, a S1000R de Perez, com melhor ritmo nesta corrida, consegue recuperar do mau arranque e subir do 17º lugar da primeira volta para o 11º da geral. A Tuono de Vilardebó a rodar agora já no segundo 52, consegue o 15º da geral na frente do penalizado Bérton e na frente das TLCs de Capitão e Bernardo Villar, da Tuono de Reis com este em sofrimento, da TLC de Márcio Silva e da S1000R de Metello que ainda supera a TLC de Mercier.
Um regresso ao CNV que não podia ter corrido melhor, um fim-de-semana fantástico cheio de histórias, com novos protagonistas sobretudo na TNB2 e vários novos recordes absolutos e pessoais!
A próxima ronda dos Troféus de Naked Bikes acontece no fim-de-semana de 8 e 9 de Julho, no exigente circuito de Portimão. Depois desta primeira ronda, ficámos com as seguintes classificações:
Fotos de Vic Schwantz Barros
TNB 3
Podiums / Celebrações
S1000R Cup
Este artigo foi publicado igualmente em https://tuonocup.pt/2023-tnb3