O troféu S1000R Cup é uma fórmula de iniciação desenhada à semelhança dos outros troféus organizados pelo mesmo promotor, ie, para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem á sua paixão.
É para estas pessoas (mais de 25 anos de idade) que a S1000R Cup foi criada e por isso se optou pela “naked bike/ roadster” S1000R, por ser esta moto mais fácil de aprender e utilizar em circuito que a superbike RR ou RR-M.
Como a intenção é que os participantes venham acelerar nas pistas e não nas estradas, nas inscrições Base, entrega-se uma moto pronta para correr com o fato oficial feito por medida e personalizado com a designação do piloto.
Porque se pretende uma fórmula acessível, a S1000R Cup aceita inscrições de pilotos com a sua própria S1000R, desde que esta seja do ano de fabricação aceite, que será igualmente preparada com o Kit CUP, mas também aceitará inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos.
Para que a questão financeira não seja um entrave, a BMW MOTORRAD Portugal, concebeu uma oferta de financiamento competitiva para os aderentes a este Troféu.
Por ser uma fórmula de iniciação, ou de reiniciação, não poderão participar pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais do Campeonato Nacional nos 5 anos anteriores de cada época, para além das alterações à moto estarem limitadas ao essencial: verificação da pressão dos pneus, da quantidade de gasolina no depósito, do setting das suspensões (compressão, extensão e pré-carga), da geometria da moto (ex: posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro e da altura do amortecedor) e pouco mais.
Para encontrar “aquela diferença” em pista, os pilotos somam aos parâmetros anteriores, a posição na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração, a forma física, etc, aspetos mais do que suficientes para “ocupar” pilotos iniciantes e mesmo os menos iniciantes.
Os pneus oficiais da S1000R CUP serão os DUNLOP D212 Slicks, com duas misturas à escolha para o pneu traseiro, que são comprovadamente capazes para andar nos limites em pista, à semelhança do nível e qualidade dos restantes equipamentos e acessórios.
Na inscrição Base, os pilotos inscritos recebem uma S1000R nova, preparada com o KIT CUP e pronta para correr, bem como um fato DANROW de 1 peça feito a medida e personalizado com a designação do piloto, as inscrições nas provas do Calendário, o espaço demarcado com o Tapete Oficial, nas boxes partilhadas, o acesso ao transponder obrigatório e aconselhamento técnico e disponibilidade de sobressalentes críticos no local (para ninguém ficar apeado).
O Calendário compreenderá fins-de-semana de corridas em Portugal e em Espanha sempre em circuitos mundialistas, ie, os que a FIM considerou estarem capazes de receber provas das WSBK ou MotoGP, para além de aceitar pilotos estrangeiros que se enquadrem nas regras e no espírito da S1000R Cup.
Para os que optem por utilizar a sua moto, está prevista a inscrição MOTO-PRÓPRIA onde estará incluído tudo o que faz parte da inscrição BASE, excepto a moto. Como poderá haver sobreposições nos acessórios BMW Motorrad, estes serão tidos em conta no valor de inscrição. Estas motos terão de ser do modelo de 2021 em diante, estar em bom estado para evitar outros custos que não os cobertos pela aplicação do Kit CUP, algo que será avaliado quando da entrega da moto para ser preparada.
No espírito de encontrar modalidades que sirvam ao maior leque de participantes possível, foi criada a modalidade de MOTO-PARTILHADA que pode ser combinada com as modalidades BASE e MOTO-PRÓPRIA onde 2 pilotos partilham a mesma moto.