Compilámos algumas perguntas que os nossos seguidores têm feito sobre a copa S1000R CUP e as nossas respostas.

Esperamos que este FAQ esclareça as suas dúvidas.

No entanto se tiver alguma pergunta para nos fazer poderá sempre entrar em contacto connosco e colocar a sua dúvida.

P: O que é o Troféu S1000R CUP?

O troféu S1000R Cup é uma fórmula de iniciação, re-iniciação, ao motociclismo de Velocidade, desenhada para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os seus afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem á sua paixão.

É para estas pessoas (com mais de 25 anos de idade) que o troféu S1000R Cup foi criada e por isso se optou por uma “naked bike”, a BMW S1000R, por ser este tipo de motos mais fáceis de aprender. Estas motos têm também a vantagem de serem polivalentes e servirem para o dia-a-dia. Mas a intenção é que as pessoas venham acelerar nas pistas e não nas estradas e por isso entrega-se uma moto pronta para correr com as inscrições.

Porque se pretende uma fórmula inclusive, a S100R Cup, aceita inscrições de pilotos com a sua própria S1000R, desde que do ano 2021, que será preparada com o Kit Cup, mas também inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos. Neste caso acresce ao valor da inscrição, os valores do fato adicional para o 2º piloto, do catering e pouco mais.

Por ser uma fórmula de iniciação, não poderão participar pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais de 600 e 1000 dos Campeonatos Nacionais nos últimos 5 anos. As alterações à moto serão limitadas essencialmente à verificação da pressão dos pneus (muito crítico na Velocidade), da quantidade de gasolina no depósito, dos “settings” das suspensões (compressão, extensão e pré-carga), da geometria da moto (posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro  e da altura do amortecedor traseiro) e pouco mais.  A estes parâmetros soma-se a posição do piloto na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração e a forma física. Aspectos mais do que suficientes para entreter os pilotos a encontrar “aquela diferença”.

P: Quais as datas das provas?

R: A copa S1000R CUP realiza-se no quadro do CNV Moto mas também no CIV (Campeonato Interautonómico de Velocidad), cujos calendários são formalizados, geralmente, até Março de cada ano/época.

P: Quais são as modalidade de inscrição e o que contemplam?

R: As modalidades de inscrição disponíveis, são explicadas na página correspondente do site.

P: No caso de comprar a moto preparada com o kit copa é me incluído o material de origem (piscas, farol, plásticos, etc..) para que depois possa matricular mais tarde se o assim entender?

R: Sim, claro. Nas modalidades de inscrição com a moto nova incluída (BASE e BASE MOTO PARTILHADA), no final da época, será entregue todo o material de origem que foi retirado/substituído na aplicação do Kit Cup. Se optar pela modalidade MOTO-PRÓPRIA, ser-lhe-á entregue, com a moto preparada, o material de origem retirado/substituído.

P: O pagamento do troféu é feito a pronto ou pode ser feito em prestações? E a que entidade é feito o pagamento?

R: Os pagamentos das inscrições são feitos a pronto ao Concessionário aderente ou ao promotor, preferencialmente por transferência bancária. Os Concessionários da rede BMW Motorrad, podem proporcionar soluções alternativas e atrativas de financiamento.

P: A preparação da mota é feita pelo concessionário BMW ou pelo promotor do troféu?

R: A preparação da moto é feita pelos parceiros do promotor do troféu, geralmente recorrendo a nomes de referência no motociclismo de Velocidade. Esta opção, assegura igualdade à partida para todas as motos inscritas.

P: Os pneus a utilizar deverão ser comprados à organização (pneus de controlo), e se sim o custo dos mesmos?

R: Os pneus a utilizar obrigatoriamente são os indicados no Regulamento da S1000R Cup. As compras e trocas de pneus (sobre rodas desmontadas), são feitas nos circuitos pela empresa designada pelo Organizador do evento para o efeito.

P: Como serão desenroladas as corridas?

R: Os treinos a realizar e as corridas poderão ser distintos em função do número de pilotos inscritos. Estes podem acontecer em conjunto com outras categorias aceites no evento. Pode acontecer, também, uma grelha própria exclusiva. Em ambos os casos, os procedimentos de Qualificação, formação da Grelha de Partida, procedimento de Partida e as corridas, cumprirão com o estabelecido no Regulamento do troféu, que, no essencial, considera uma sessão de treinos cronometrados, e 2 corridas por fim-de-semana.

P: Em caso de queda com a moto no decorrer das provas temos acesso a peças novas com algum desconto?

R: Sim e algumas, no local. Está previsto ter as principais peças de reposição nos circuitos a preços muito competitivos para ninguém ficar apeado. Acessoriamente, aos participantes é concedido um desconto especial nas peças de reposição, tanto das originais da BMW Motorrad, como das especiais do Kit Cup

P: O óleo de motor e pastilhas de travagem pneus a utilizar deverão ser comprados à organização, e se sim o custo dos mesmos?

R: As opções de óleo de motor e pastilhas de travão são livres, mas o promotor da S1000R CUP recomenda os lubrificantes da FUCHS-SILKOLENE que, com o apoio desta marca, são oferecidos aos participantes, em quantidades suficientes para assegurar várias trocas de óleo ao longo da época.

P: Que tipo de apoios nos podem ser concedidos pelos concessionários da BMW? Têm algum tipo de participação no nosso orçamento? Ou fazem alguma participação em bens materiais?

R: Os concessionários aderentes da rede da BMW Motorrad Portugal, podem conceder os apoios que entenderem aos pilotos por eles angariados. Cada um decidirá para cada caso a opção que for mais adequada para ambas as partes: o piloto e o concessionário. O objectivo é deixar que “cada caso seja um caso” e seja tratado como tal no local e entre as pessoas interessadas. Os concessionários aderentes, são incentivados pelo importador a angariar pilotos e como tal têm todo o interesse em ajudar no que for necessário.

P: Que outras ajudas poderemos ter?

R: A equipa da S1000R CUP quer criar a máxima facilidade possível aos seus aderentes e por isso irá procurar proporcionar soluções que aumentem ainda mais o conforto de participar.  Essas soluções, pretenderão sobretudo facilitar o trabalho em box (ex: mudança de rodas, pequenas e furtuitas reparações, ajustes, utilização dos cavaletes, etc), a manutenção da moto, o seu transporte e guarda, entre outros.

P: Estão previstos os sponsors individuais?

R: Os patrocinadores pessoais têm um espaço específico na moto e no fato oficial (ver Regulamento).

P: Qual vai ser a visibilidade?

R: Os troféus organizados por este promotor, têm vindo a aumentar a sua notoriedade e visibilidade desde o ano do seu lançamento (2016). A adição do troféu S1000R Cup irá reforçar uma e outra, nomeadamente através dos parceiros media do promotor e da BMW Motorrad.

P: Quanto á inscrição onde a posso fazer?

R: Pode fazer, preferencialmente, a sua inscrição junto dos Concessionários aderentes da rede BMW Motorrad Portugal, ou contactando o promotor  por email (geral@s1000rcup.pt).

P: Como poderei estar informado das novidades sobre a S1000R CUP?

R: Através do nosso website (s1000rcup.pt) no website da BMW Motorrad Portugal e nos dos nossos principais parceiros, ou seguindo-nos no Facebook a S1000R CUP no FB

BMW S1000R Cup